Volume 8, Número 26, Ano 6 (outubro a dezembro de 2019)

Editorial
O número 26 da Scientia Vitae nos apresenta os seguintes temas:
Uma reflexão sobre o porquê da reputação negativa da obra O Príncipe, do filósofo político Nicolau Maquiavel (1469-1527), e seus reflexos sobre o próprio autor. O que ocorreu com o florentino para que passasse de cientista político respeitável a alvo de fortes críticas, e a ter sua imagem associada à tirania, engano e trapaça?
No segundo artigo, temos um estudo sobre a importância de se pensar a formação de professores de Ciências dentro da perspectiva de História e Filosofia das Ciências. Apesar das dificuldades na implementação dessa abordagem, as suas potencialidades são significativas no que diz respeito à compreensão dos conteúdos científicos no desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo dos educandos de Ciências.
No terceiro artigo, é destacada a importância do uso de uma atividade interdisciplinar e a utilização de um software tecnológico (software Tracker) como uma estratégia de ensino diversificado, numa proposta que visa fornecer subsídios aos professores das disciplinas de Física, Matemática e Língua Portuguesa.
O último artigo apresenta um estudo que avalia a eficácia do teste de flutuação para determinação da viabilidade de sementes de pupunha.
Que sejam ótimas leituras de caráter acadêmico e científico.

Frank Viana Carvalho
Editor-chefe

Artigos:
  1. Nicolau e O Príncipe , p. 01 a 08 (Frank Viana Carvalho)
  2. História e Filosofia das Ciências e formação de professores: possibilidades para uma alfabetização científica, p. 09 a 17 (Kelma Cristina de Freitas).
  3. Interdisciplinaridade e o uso do tracker na aprendizagem de conceitos sobre lançamento oblíquo: uma proposta de ensino, p. 17 a 24 (Bento Filho de Sousa Freitas)
  4. Eficácia do teste de flutuação em água na determinação da viabilidade de sementes de pupunha, p. 25 a 33 (Breno Rosa Neves; Caroline Boaventura Nascimento Penha; Maria Caroline Aguiar Amaral; Adriana Dias Cardoso; Alcebíades Rebouças São José)

Creative Commons License
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho. Todos os direitos reservados 2013-2016. É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.