Volume 14, Número 39, Ano 9 (outubro a dezembro de 2022)

Editorial
Enfim chegou o mês dezembro, e este editorial está sendo elaborado com um sentimento especial: a esperança. Aquela do nosso Patrono da Educação Paulo Freire, a do verbo esperançar! Esperança de levantar, de ir atrás, de construir e de levar adiante.
Esperancemos mais investimento para produção de conhecimento e desenvolvimento científico, para que os cortes e as contenções orçamentárias sejam enterrados junto com o período da negação da Ciência e das Fake News.
Mesmo diante de um cenário sem incentivo para a Ciência, com muita alegria e resiliência, no ano de 2022, recebemos 20 trabalhos e publicamos quatro números da Revista Scientia Vitae.
Destes trabalhos, quatro deles estão apresentados nesta edição. Vale destacar que um dos textos, o “Videogames na escola: compreendendo novas possibilidades tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem” foi publicado a convite, porque foi apresentado e recebeu menção honrosa na X Jornada de Produção Científica e Tecnológica (JPCT) e XIII Ciclo de Palestras Tecnológicas do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus São Roque.
Em edições do próximo ano, serão publicados outros trabalhos que também receberam menção honrosa no mesmo evento.

  • O primeiro artigo da atual edição é o “Beer production using saccharine sorghum (Sorghum bicolor): potential and possibilities”. Trata-se de uma revisão da literatura, a qual apresenta algumas limitações e técnicas na fabricação de cerveja, concluindo que a utilização de sorgo sacarino é possível e resulta em redução de custos e novas opções de qualidade no mercado.

  • O segundo texto “As dinâmicas da Responsabilidade Social Empresarial frente à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos” identifica, por meio da chamada Responsabilidade Social Empresarial, questões da insegurança alimentar e do desperdício de alimentos, questionando o papel do governo e de grandes empresas na atuação em prol da segurança alimentar das camadas mais vulneráveis da sociedade.

  • O trabalho seguinte intitulado “A sexualidade feminina no livro didático de Ciências: emancipação ou perpetuação da moral?” é resultado da análise de livro didático de Ciências, do 8° ano do Ensino Fundamental l, a fim de investigar como a sexualidade feminina é apresentada. Foi observado que a sexualidade e o corpo feminino estão relacionados à prevenção de doenças e à gravidez na adolescência.

  • O último trabalho, “Videogames na escola: compreendendo novas possibilidades tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem”, revela que o que uso dos videogames como recurso escolar pode orientar maior mobilização para os temas disciplinares, ampliar possibilidades de favorecer pensamento crítico, potencializar ações criativas, ampliar horizontes em relação as possibilidades tecnológicas no cotidiano, favorecer o desporto, prazer e novas práticas de interação, o apoio à educação étnico-racial e para diversidade, além do apoio à educação especial.
  • Aproveitamos para finalizar esse editorial com nosso agradecimento a todos e todas que colaboraram com a revista, neste ano. Ainda, fazemos votos para que o novo ano seja de valorização da Ciência e da Educação.

    Dra. Nathalia Abe Santos - Editora chefe
    Dra. Anna Carolina Salgado Jardim - Editora associada
    Dra. Áurea Juliana Bombo Trevisan - Editora associada
    Dr. Fernando Santiago dos Santos - Editor associado
    Dr. Frank Viana Carvalho - Editor associado
    Dr. Rafael Fabricio de Oliveira - Editor associado
    Dr. Ricardo dos Santos Coelho - Editor associado
    Dr. Sandro José Conde - Editor Associado

    Artigos:
    1. Beer production using saccharine sorghum (Sorghum bicolor): potential and possibilities, p. 01 a 10 (Carolina Carla valera Sanchez, Vitória Souza Lima e Jean Carlos Rodrigues da Silva)

    2. As dinâmicas da Responsabilidade Social Empresarial frente a insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos, p. 11 a 27 (Caroline Tanzi da Silva, Giovanna Pregnolato e Rodrigo Umbelino da Silva)

    3. A sexualidade feminina no livro didático de Ciências: emancipação ou perpetuação da moral?, p. 28 a 36 (Jussara Lourenço Da Silva e Marcelo Alberto Elias)

    4. Videogames na escola: compreendendo novas possibilidades tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, p. 37 a 53 (Victor Dias Ferreira, Ryan Nascimento Silva e Rafael Fabricio de Oliveira)

    Creative Commons License
    Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


    (C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho.
    Todos os direitos reservados 2013-2022.
    É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.