Volume 13, Número 36, Ano 9 (janeiro a março de 2022)

Editorial
Este novo volume da revista Scientia Vitae traz seis artigos completos, com abordagens interdisciplinares e que contribuem em suas respectivas disciplinas e temas para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico:

  • O primeiro artigo trata do escorpionismo como problema de saúde pública, com acidentes que vão desde quadros leves até situações que causam a morte. Nesta perspectiva, há um esforço de compreender o fenômeno na escala do território brasileiro, a partir do enfoque sobre o gênero Tityus, pertencente à família Buthidae, com maior importância médica, explorando desde os aspectos biológicos, patogênicos, ecoepidemiológicos, até profiláticos dos acidentes causados por escorpiões.
  • O segundo artigo analisa informações contábeis comparativas de um hospital em dado regime temporal. Por meio de um estudo de caso, a pesquisa identifica a situação financeira do hospital no decorrer dos últimos anos, comparando-a ao momento pandêmico vivenciado e alguns dos impactos e dinâmicas provocados no âmbito organizacional.
  • O terceiro artigo realiza revisão da literatura referente ao diagnóstico, transmissão e resistência aos antifúngicos nos casos de Candida auris. Nesta pesquisa é confirmada a gravidade, dificuldade de diagnóstico e multirresitência ao tratamento desse fungo. Além disso, ratifica que a infecção é um grave problema de saúde pública em todo o mundo, reforçando, assim, a necessidade da identificação precoce da enfermidade e sua contenção com todas as medidas preventivas.
  • O quarto artigo, premiado na Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP – Câmpus São Roque, trata da gamificação no contexto de subsidiar uma educação mais compassada com a realidade de estudantes e integrando saberes da área de administração com o ensino. Neste caso, é realizado um estudo a partir de uma experiência, com uso de técnicas estatísticas para avaliar emblemas como estratégia de gamificação na promoção e a satisfação de estudantes comparativamente entre 2020 e 2021.
  • O quinto artigo, também premiado na Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP – Câmpus São Roque, contribui com dados e informações acerca da importância da popularização das plantas alimentícias não convencionais frente a mudança de hábitos alimentares. O texto retrata o papel da educação alimentar no sentido de diversificar e qualificar os padrões alimentares, com uma experiência indicativa da relevância do potencial nutricional e dos benefícios a saúde humana das plantas alimentícias não convencionais.
  • O sexto, e último artigo, contribui com estudo da fauna de Coleoptera na Amazônia, com caso de análise em um fragmento florestal no município de Abaetetuba-PA. O estudo contribui por evidenciar que a área, mesmo apresentando baixa diversidade de coleópteros, possui grande importância ecológica para a região, por apresentar famílias de besouros consideradas essenciais para a manutenção do equilíbrio do ecossistema onde estão inseridos.
  • Cabe destacar que este número marca a transição da chefia editorial da revista. Assim, em nome de todo corpo editorial, aproveito para agradecer ao Prof. Dr. Rafael Fabricio de Oliveira, que deixa a função após 15 meses de atividades à frente da revista. Ressaltamos que neste período fora desenvolvido um trabalho exemplar, com muita ética e afinco. Seu empenho, sem dúvida, contribui muito para elevar a qualidade do periódico, sobretudo considerando o período desafiador posto pela pandemia de Covid-19.
    Finalizo esse editorial esperançando, para continuar o belo e importante trabalho, a fim de colaborar com a revista e com a ciência, e manter a qualidade de trabalho de todos os editores-chefes anteriores.
    Uma ótima leitura!

    Dra. Nathalia Abe Santos - Editora chefe
    Dra. Anna Carolina Salgado Jardim - Editora associada
    Dra. Áurea Juliana Bombo Trevisan - Editora associada
    Dr. Fernando Santiago dos Santos - Editor associado
    Dr. Frank Viana Carvalho - Editor associado
    Dr. Rafael Fabricio de Oliveira - Editor associado
    Dr. Ricardo dos Santos Coelho - Editor associado
    Dr. Sandro José Conde - Editor Associado
    Dra. Silvana Haddad - Editora associada

    Artigos:
    1. Escorpiões do gênero Tityus no Brasil: biologia, bioquímica da peçonha e fisiopatologia do escorpionismo, p. 01 a 14 (Ana Clara Miranda Gomes, Gustavo de Paula Campos, Raquel Roque Rodrigues, Arthur Fernandes Barbosa Parrela, Bruna Soares de Souza Lima Rodrigues, Marcella Nunes Melo-Braga, Ademir Nunes Ribeiro Junior e Rodrigo Siqueira-Batista)
    2. Análise de informações contábeis de um hospital e o impacto da pandemia, p. 15 a 31 (Julia Santos Varjão e Gilson Rogério Marcomini)
    3. Candida auris: uma revisão de literatura , p. 32 a 39 (Késsia G. Pinto, Pollyana S. N. Pereira, Luma Gabriella S. Toledo, Melissa C. Martins, Wellington F. Rodrigues, Nádia Cristina F. Nasser e Camila B. Miguel)
    4. O uso de emblemas como estratégia de gamificação em disciplina do curso técnico em administração, p. 40 a 48 (Larissa Oliveira Bernardes da Silva, Thifany Aragon de Souza Silva e Eduardo Roque Mangini)
    5. A importância da popularização das plantas alimentícias não convencionais frente a mudança de hábitos alimentares, p. 49 a 55 (Letícia Naomy Tasaki, Lívia Aparecida Salles Rodrigues e Maira Oliveira Silva Pereira)
    6. Levantamento da fauna de Coleoptera em um fragmento florestal no município de Abaetetuba-PA, p. 56 a 66 (Edson Cardoso Pinheiro Junior e Natanael Charles da Silva)

    Creative Commons License
    Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


    (C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho.
    Todos os direitos reservados 2013-2022.
    É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.