Volume 11, Número 32, Ano 8 (janeiro a março de 2021)

Editorial
A produção técnico-científico-informacional no Brasil passa por múltiplas crises e desafios nestes últimos anos. Tal realidade tem origem nas limitações orçamentárias para o desenvolvimento de pesquisas e produtos, na precarização do trabalho e atividades acadêmicas nas universidades, centros de referência e institutos, além do contexto pandêmico da Covid-19. Esta última, há mais de um ano assolando nosso território, asseverou a crise política, econômica e, agora, de saúde, ceifando a vida de mais de 300 mil brasileiras e brasileiros até março de 2021.
Dentre as perdas, o falecimento, por complicações da Covid-19, do Prof. Dr. Rafael Resende Maldonado (IFSP, câmpus Boituva), em 03/04/2021, consterna toda a equipe editorial da Scientia Vitae, amigas e amigos, colegas de trabalho, familiares e estudantes. A notícia inesperada da passagem, considerando sua juventude, produtividade, além das tratativas em janeiro e fevereiro deste ano conosco, acerca dos ajustes finais para seu texto pré-aprovado na nova edição, nos impactou de tristeza e comoção. Ratificamos nossas condolências, homenageando-o com o novo número, onde a Revista Scientia Vitae alcança seu oitavo ano, e cujas publicações superam mais de uma centena e meia de textos, artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências, resumos de dissertações e teses, entre outros produtos.
Este novo número é o sexto ao longo da pandemia, evidenciando os esforços da equipe editorial, bem como do comitê acadêmico, revisores, colaboradores externos e da equipe técnica, no processo de difusão do conhecimento.
Neste número há oito artigos, com temas multidisciplinares, cuja qualidade reflete o escopo editorial da revista e traduzem os esforços de distintas pesquisas ao longo dos últimos anos.

  1. O primeiro artigo analisa a influência de um aditivo que, incorporado a combustíveis de veículos automotores, pode reduzir os níveis de emissão de gases de efeito estufa. Trata-se, portanto, de estudo estratégico, alinhado a preceitos contidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como ações contra a mudança global do clima, ou cidades e comunidades sustentáveis, a partir da aplicação do Dienitro em veículos para o transporte público.
  2. O segundo artigo trata de um estudo experimental de amplo interesse para o setor de alimentos e bebidas, considerando a aplicação de polpas de pitaia na obtenção de bebida alcóolica fermentada. Os resultados indicam a possibilidade de diversificação de matérias-primas na produção de bebidas, destacadamente de vinhos, ampliando alternativas produtivas e inovações para o setor.
  3. O terceiro artigo verifica possibilidades de obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) para a Alcachofra Roxa do município de São Roque-SP, a partir da Indicação de Procedência (IP) e a Denominação de Origem (DO). Nesta perspectiva, trata-se de um estudo teórico, com importante contribuição, que considera aspectos regionais na análise, assim como vantagens competitivas, preservação ecossistêmica, entre outros fatores estratégicos para o desenvolvimento local.
  4. O quarto artigo analisa práticas logísticas, tomando como recorte empírico de análise a gestão de compras, armazenagem e itens utilizados em igrejas. O estudo percorre uma ampla análise de literatura, paralelamente ao estudo de caso, buscando entrecruzar teoria e prática logística e da administração em uma celebração eucarística católica.
  5. O quinto artigo, além da análise literária que se propõe, avança para uma reflexão acerca do papel da indústria cultural em meio aos anos de chumbo no Brasil e, portanto, do próprio contexto do modo de produção experimentado pelo autor da obra analisada entre 1970 e 1980. De tal maneira, contribui para a compreensão da arte pop na educação literária em um dado período e na língua portuguesa mais amplamente.
  6. O sexto artigo é um estudo metodológico para o monitoramento de erosões em margens de reservatórios de usinas hidrelétricas. No caso, com a aplicação do Matriz GUT, uma metodologia baseada originalmente para a indústria, utilizada para tomada de decisões, e adaptada neste estudo para avaliar e monitorar processos erosivos em reservatórios de hidrelétricas. Revela-se uma pesquisa de envergadura, que agrega meios importantes tanto para a qualidade da gestão ambiental, como do potencial energético das unidades.
  7. O sétimo artigo faz interessante reflexão sobre a estruturação da carreira política no Brasil, estabelecendo correlações teórico-analíticas para leitura da realidade a partir de conceitos como “Campo e Habitus” de Pierre Bourdieu.
  8. O oitavo artigo realiza diagnóstico de saneamento ambiental em uma área rural, no limite dos municípios de São Roque-SP e Araçariguama-SP. A partir de visitas em campo e aplicação de questionários, os autores problematizam as condições irregulares da gestão do resíduo sólido, do abastecimento de água, bem como do esgotamento sanitário na região.
Desejamos a todas e todos uma boa leitura, acompanhada de nosso apelo para ações preventivas e conscientizadoras no combate à Covid-19.

Dr. Rafael Fabricio de Oliveira - Editor chefe
Dra. Anna Carolina Salgado Jardim - Editora associada
Dra. Áurea Juliana Bombo Trevisan - Editora associada
Dr. Fernando Santiago dos Santos - Editor associado
Dr. Frank Viana Carvalho - Editor associado
Dra. Nathalia Abe Santos- Editora associada
Dr. Ricardo dos Santos Coelho - Editor associado
Dra. Silvana Haddad - Editora associada

Artigos:
  1. Um estudo da influência do aditivo Dienitro nas emissões de CO e NOx em ônibus de transporte coletivo a diesel , p. 01 a 10 (Michelle Maruska Mader e Cássio Aurélio Susk)
  2. Aplicação de polpas de pitaia branca e vermelha para obtenção de bebida alcoólica fermentada , p. 11 a 21 (Marina de Oliveira Capato, Katrina de Cássia Côrrea, Elizama Aguiar-Oliveira e Rafael Resende Maldonado)
  3. Indicação geográfica da Alcachofra Roxa do município de São Roque, no interior do estado de São Paulo, Brasil: um estudo de caso, p. 22 a 38 (Isabele da Rocha Gomes, José Hamilton Maturano Cipolla e Waldemar Hazoff Jr)
  4. Gestão de compras e armazenagem de itens utilizados em uma celebração eucarística católica , p. 39 a 49 (Gilvan Santos Melo, Luiz Teruo Kawamoto Júnior e Wagner Roberto Garo Júnior)
  5. A Indústria Cultural no conto “Um homem de cabelos cinzas”, de Roberto Drummond , p. 50 a 56 (Kailany Danielle Freitas Gama e Cíntia Martins Sanches)
  6. Método GUT para hierarquização de erosões ao longo de margens de reservatórios de usinas hidrelétricas , p. 57 a 69 (Junior Joel Dewes, Rita dos Santos Sousa, Charles Rodrigo Belmonte Maffra, Fabrício Jaques Sutili e Rinaldo José Barbosa Pinheiro)
  7. Análise da história da construção das elites e sub-elites no Brasil , p. 70 a 78 (Fábio Luís Cabral)
  8. Diagnóstico de saneamento ambiental em dois bairros da zona rural dos municípios de Araçariguama e Estância Turística de São Roque, São Paulo, Brasil, p. 79 a 85 (Cristiane Fraga Pinto, Aparecida Alves Valença Soares de Jesus, Anna Sofia Costa Neri, Renan Felicio dos Reis e Francisco Rafael Martins Soto)

Creative Commons License
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho. Todos os direitos reservados 2013-2021. É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.