Caráter Científico
A publicação de trabalhos originais é resultante de pesquisa cientifica.
Arbitragem por pares
O processo de revisão, avaliação e aceitação de um artigo é efetuado por pares, com o devido registro da data de recebimento e a data de aprovação. A abordagem é baseada no sistema double blind review.
Conselho Editorial
Há a existência de uma Equipe Editorial, de um Conselho Editorial e de Colaboradores externos, com a presença de integrantes ligados a outras instituições e de diferentes regiões geográficas. Os membros da equipe de Colaboradores externos também podem ser contatados para análise voluntária como assessores ad hoc.
Periodicidade
A revista Scientia Vitae publica de forma quadrimestral (janeiro, abril, julho e outubro), com número mínimo de cinco trabalhos (artigos, ensaios ou resenhas) por edição. Anualmente, espera-se a publicação de, pelo menos, vinte trabalhos. A Equipe Editorial pode, também, lançar números especiais de acordo com a demanda.
Composição da Revista Eletrônica
A revista Scientia Vitae será apresentada da seguinte maneira:
Apresentação: devem aparecer, em destaque, o título da publicação com volume, número e data (mês por extenso).
Capa e sumário: são apresentados os nomes dos compontes da Equipe Editorial, do Conselho Editorial e dos Colaboradores Externos, além de menção aos direitos autorais.
Editorial: texto escrito por um(a) do(a)s editore(a)s, em que é apresentado o conteúdo do número, assim como possíveis alterações nos objetivos e na forma dos periódicos, mudanças no corpo editorial, entre outras informações pertinentes.
Dossiê temático: engloba, a cada edição, trabalhos temáticos ligados às principais áreas de abrangência da revista. Estes trabalhos podem incluir:
a) Artigos ligados aos diferentes temas da revista;
b) Resenhas (textos alusivos a livros publicados recentemente e que façam referência à temática geral da revista);
c) Resumos de TCCs, monografias, dissertações e teses recém-concluídas (com um link para o trabalho completo;
d) Entrevistas, realizadas com professores, palestrantes e pesquisadores, entre outros, que dialoguem com os temas da revista;
e) Relatos de experiências (trabalhos sobre pesquisas ou experiências em órgãos que discutem os temas da revista ou políticas públicas).
Instruções aos autores: normas para publicação.
Submissão de trabalhos: envio de arquivos que se enquadrem nos itens do Dossiê temático.
Contatos com a revista: todo o sistema de comunicação com a revista Scientia Vitae é realizado por meio de e-mail e/ou correspondência escrita.