Volume 9, Número 27, Ano 7 (janeiro a março de 2020)

Editorial
O número 27 da Scientia Vitae chega aos seus leitores em tempos difíceis: a crise do coronavírus afeta o mundo inteiro. Entre dilemas e desafios, a ciência se sobressai como escudeira do conhecimento, da pesquisa e do saber em meio à desinformação e achismos que não levam a lugar algum.
Os líderes mundiais, os líderes locais, as mentes pensantes... todos sugerindo soluções, todos buscando uma resposta, buscando caminhos. Alguns agem como se estivessem consultando manuais da ciência, outros fazendo previsões matemáticas, e ainda outros fazendo afirmações categóricas como se tivessem a ‘chave’, o ‘graal’, ‘a única resposta’, e dias depois vários deles são negados pelos fatos. Nunca antes esta geração tinha vivido uma crise dessa magnitude, pois se é possível fazer comparações, somente a gripe espanhola na segunda década do século XX guarda algumas semelhanças com os desdobramentos desta nova enfermidade.
Diante dos dilemas, o conhecimento científico apresenta-se como salvaguarda.
Neste contexto, a Scientia Vitae prossegue em sua missão. Assim pensando, aos nossos leitores, desejamos boas leituras em tempos de confinamento e reflexão.

Ricardo Coelho
Editor-chefe

Frank Viana Carvalho
Editor-associado

Artigos:
  1. Engenharia natural: o uso e avaliação de plantas de uma perspectiva de engenharia, p. 01 a 13 (Rita dos Santos Sousa, Charles Rodrigo Belmonte Maffra, Júnior Joel Dewes, Rinaldo José Barbosa Pinheiro, Fabrício Jaques Sutili)
  2. Escaravelhos (Coleoptera: Scarabaeidae) como indicadores de fauna em plantios de Ocotea porosa Nees & Mart., p. 14 a 24 (Leonardo Fogaça).
  3. Hemoglobinopatias em população Quilombola de antigas cidades brasileiras, p. 25 a 40 (Alline Mikaele Nunes Wildemberg Brauer, Débora Barreto Teresa Gradella, Anelise Andrade de Souza, Marco Antônio Andrade de Souza)
  4. A percepção da comunidade do IFSP Câmpus São Roque quanto ao saneamento básico, p. 41 a 60 (Isabella Cristina de Sousa Ferro; Renan Felício dos Reis; Gustavo Rocha Mendanha)
  5. Atuação das elites de Brasil e Estados Unidos na distribuição de terras e tarifas protecionistas – algumas considerações, p. 61 a 68 (Fábio Luiz Cabral; Marcos Lazaro Prado)

Creative Commons License
Scientia Vitae is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.


(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos e Frank Viana Carvalho. Todos os direitos reservados 2013-2016. É permitido copiar o conteúdo da revista desde que seja citada a fonte de consulta.